Página de Entrada

 

 

   
     
 

 

 
     
     
     
     
     
 

 

 
     
 
 
 

 
   
   
   
   
   
   
 
 
 
   
   
   
   
   
 
 
   
   

   


 

   

   



 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

   Os efeitos da Televisão na Saúde da criança e do jovem

     
         
 


 
     

 

Os efeitos da visualização de televisão durante a infância e adolescência poderem influenciar os indicadores de saúde na idade adulta, tais como excesso de peso, baixa actividade física, tabagismo e níveis superiores de colesterol.
 
a exposição à publicidade televisiva, particularmente aos produtos alimentares de elevada carga energética, parece influenciar as preferências alimentares, a selecção alimentar e a ingestão excessiva de alimentos nas crianças.
 
   

A virtude está na moderação – todavia na actualidade é extremamente fácil que os mais pequenos e miúdos percam horas e horas à frente do televisor. Não obstante o seu papel, parte das vezes não educativo e de entreter, grande número de horas frente à televisão isto é, mais de 2 horas/dia, tem sido relacionado com o excesso de peso e obesidade infantil.

Vejamos as razões: por um lado, quanto mais tempo se passa frente ao televisor, menor é a actividade física e consequentemente menor o gasto de energias, resultando num desequilíbrio na relação necessidade/gasto de energia. Por outro lado, a televisão parece também relacionar-se com certos hábitos alimentares: está provado que um maior tempo de visualização de televisão está associado ao aumento do consumo de alimentos ricos em gordura, de snacks doces e salgados, de refrigerantes, e a uma diminuição da ingestão de fruta e vegetais. Mais ainda, a exposição à publicidade televisiva, particularmente aos produtos alimentares de elevada carga energética, parece influenciar as preferências alimentares, a selecção alimentar e a ingestão excessiva de alimentos nas crianças.

De realçar é também o facto dos efeitos da visualização de televisão durante a infância e adolescência poderem influenciar os indicadores de saúde na idade adulta, tais como excesso de peso, baixa actividade física, tabagismo e níveis superiores de colesterol.
 

Assim sendo, está indicado e aconselha-se:

-Limitar a televisão e outras actividades sedentárias e passivas, como sejam os jogos de computador, a 2 horas diárias;

-Implementar a actividade física da família: subir escadas, andar a pé, saltar à corda, andar de bicicleta, nadar, correr, dançar no quarto, passear o cão, jardinagem, jogar à bola, etc...

-Estimular na família a capacidade critica para analisar as mensagens da publicidade.

Modifique os hábitos no seu ambiente familiar com actividades e movimentos: mais saúde, e mais qualidade de vida.


 

 
Fonte: Crespo, (2001). "Television watching, energy intake, and obesity in US children: results from the third National Health and Nutrition Examination Survey, 1988-1994." Arch Pediatr Adolesc Med 155(3): 360-5.
 

 

 

 

 


 
   


Centro de Saúde de Sernancelhe - Tapada da Calçada -3640-224 Sernancelhe
 Tel: 254 550 000 Fax:254 550 009- E-mail:  
cssernancelhe@srsviseu.min-saude.pt
 Edição pelo Centro de Saúde de Sernancelhe